terça-feira, 28 de julho de 2009

Carrefour desbanca indústria no lançamento de marcas!

Outras cinco varejistas aparecem entre as dez maiores, indicando um aquecimento do setor de marcas próprias
Que Procter & Gamble, Unilever e Nestlé que nada.

O Carrefour foi a marca que mais lançou embalagens no primeiro semestre de 2009, aponta a Mintel através da ferramenta Global New Produts Database, que cobre 80% das embalagens lançadas e relançadas em supermercados nas cinquenta maiores economias do mundo.

A pesquisa obtida pelo Mundo do Marketing ressalta o aquecimento do setor de marcas próprias, já que seis entre as 10 que mais realizaram lançamentos são varejistas. Por lançamento de embalagem entende-se como lançamento de novos produtos, extensões de linha ou apenas a mudança da embalagem.

A multinacional de origem francesa com mais de 15 mil lojas presentes em 30 países responde por 0,45% dos lançamentos em todo o mundo.

Em seguida, vem Woolworths, com 0,32%. Como a pesquisa não diferencia as marcas com o mesmo nome, não dá para afirmar qual ou quais varejistas ocupam o segundo lugar, uma vez que o termo em inglês é bastante utilizado pelo varejo em vários países do mundo.

O Grupo Carrefour também aparece na sétima posição através da rede Dia%, supermercados de menor porte presente em oito países.

O Mundo do Marketing tentou durante mais de uma semana entrevistar um executivo da rede para comentar o resultado e dar sua visão sobre os lançamentos de produtos de marca própria no Brasil, mas a assessoria de imprensa afirmou que o porta-voz não pôde responder nossas perguntas a tempo.

Outra marca com participação no Brasil presente entre as dez maiores é a Avon, em oitavo.

Design inferior de embalagens dificulta crescimento do setor

O bom resultado do Carrefour, na opinião de Fábio Mestriner, Professor Coordenador do Núcleo de Estudos de Embalagem ESPM, está no diferenciamento das embalagens da marca.

“As embalagens do Carrefour não têm a cara da maioria das embalagens de marca própria que a gente vê por aqui. Essa baixa participação do setor no país se deve principalmente ao design das nossas embalagens de marca própria que são visualmente muito inferiores as dos produtos regulares. Elas informam ao consumidor que são inferiores aos produtos das marcas regulares”, explica.

A participação da marca própria no varejo brasileiro não passa de 6%, segundo a Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (ABMAPRO), enquanto que a média mundial é de 17,5%. A estimativa da entidade é crescer 15% em 2009.

O setor de cosméticos também se destaca, sendo a categoria que mais recebeu lançamentos no período.

O aquecimento se reflete na lista de marcas, com a francesa Yves Rocher que vem em terceiro (0,31%). Completa o top 5 a varejista americana Tesco e a japonesa Topvalu.

Mesmo com crise, Brasil manteve o bom resultado de 2008

O Brasil destacou-se no ranking ocupando a segunda posição entre os países que mais lançaram produtos entre janeiro e junho, com 6% de participação.

O país, que ocupa o sexto lugar no ranking referente ao ano de 2008, teve um crescimento de 57% em comparação ao mesmo período do ano passado, com 7.782 produtos.

O Brasil passou à frente de Japão, Reino Unido, França e Alemanha, nações mais impactadas pela crise econômica.

Os Estados Unidos manteve a liderança, com 13%.

No total, foram 122,8 mil embalagens lançadas em todo o mundo.
O Brasil já havia fechado o primeiro trimestre com 8% de participação, alcançando o segundo lugar.

A partir de abril, os outros países começaram a se recuperar, levando o país para a quarta posição no segundo trimestre. Outras nações emergentes como China e Índia aparecem em sétimo e oitavo, respectivamente.

“Com a crise, a China perdeu duas posições. A Índia, que não estava no top 10, chegou ao oitavo lugar por conta do surgimento recente dos supermercados. Foi o que aconteceu no Brasil na década de 1950”, explica Fábio Mestriner, da ESPM, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Bom cenário para cosméticos refletem a ascensão da mulher na sociedade

Entre os tipos de produtos mais lançados, estão maquiagem para os lábios (3%), cuidado facial/pescoço (3%), biscoitos doces (3%) e produtos para o corpo (3%). Para Mestriner, o aquecimento no setor de cosméticos reflete uma preponderância da mulher na sociedade moderna.

“Mesmo nas sociedades que reprimem as mulheres, elas são grandes consumidoras de maquiagem e lingerie. Já o biscoito tem alta aceitação, todo mundo come. No Brasil, essa é a categoria mais representada nos lançamentos”, completa o professor.

Outra tendência apontada são produtos com posicionamento de tempo/rapidez.

Ocupando a sétima posição entre os posicionamentos mais utilizados em novos produtos, ele se reflete também na lista dos mais lançados, com queijo (2%), salgados e snacks (2%).

A preocupação com o bem estar e sustentabilidade também se traduz nos posicionamentos “botânico/herbal” (14%) e "Sem aditivos/conservantes" (11%).

O tipo de embalagem mais utilizado foi a garrafa e a flexível (12% cada), além de tubo/bisnaga (6%) e caixa de cartão (5%). O plástico ainda é o material com maior representação (45%), seguido por vidro simples 7% e película metalizada 6%.

“Lançar embalagem é ação de Marketing. Mas não pode passar de dois anos. Depois desse tempo, ficam velhas porque o cenário em volta dela continua mudando, e ela pode ficar para trás”, recomenda Mestriner.
Mundo do Marketing – 14/07/2009

sexta-feira, 19 de junho de 2009

QUANTO VOCÊ VALE? Evento aberto com Cláudio TOMANINI!

Já se perguntou QUANTO VOCÊ VALE?

Cláudio Tomanini através deste evento aberto ao público, oferece uma ótima oportunidade para você refletir sobre como anda sua MARCA PESSOAL.

Participe deste evento com o prof.Cláudio Tomanini, um dos 50 Gigantes de Vendas do Brasil, e o comunicador Bob Floriano,a voz das Casas Bahia, e destaque-se em bum mercado altamente competitivo.

DATA DO EVENTO: 24/06
LOCAL: Hotel - Radisson Faria Lima
Edifício Itália: Av. Ipiranga, 344
Centro - São Paulo / SP
HORÁRIO: Das 19h às 21h

Inscrições: www.eventoaberto.com.br
Informações e Reserva: 11. 5052.2923

Nos vemos lá!

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Mensagem: A Crise e os Profissionais de Verdade

Em tempo de crise é preciso vencer seus objetivos, metas e desafios. Descubra a SUPERAÇÃO em você, alcance o SUCESSO mesmo diante das adversidades. Chegou a hora de colocar as melhores cartas na mesa, mais do que acertar o alvo, neste momento é necessário acertar a mosca.

Não sabe como fazer ou por onde começar? Segue abaixo algumas dicas de Cláudio Tomanini para você superar a crise e se mostrar um profissional de verdade.










Faça o download e ouça quando quiser.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

30 ERROS QUE NÃO DEVEMOS COMETER EM TEMPOS DE CRISE!


Clique e confira!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

O que as pessoas buscam no Google?

quinta-feira, 2 de abril de 2009

quinta-feira, 26 de março de 2009

Arquiteto? Pra que? Deixa que eu Faço!









Vale a pena incluirmos um especialista em nosso planejamento.

Me, Myself and Youtube!

Olá amigos, estou disponibilizando alguns vídeos em um Canal exclusivo no You Tube que criamos especialmente para vocês. Clique na imagem abaixo e tenha acesso a minha videoteca, prometo adicionar novos vídeos, com novidades e muita informação.
Abraço e SUCESSO
Tomanini

segunda-feira, 23 de março de 2009

SEM CRISE com Albert Einstein

“Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar “superado”.

“Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la”.

Albert Einstein

A Natureza Emocional da Marca


A influência da emoção na decisão de compra

Na visão da empresa existe a preocupação em desenvolver o produto físico e o conceito competitivo da marca. A agência de publicidade recebe o briefing e a responsabilidade de desenvolver a personalidade da marca. O consumidor, por seu lado, entende que o diferencial relevante da marca são suas características emocionais . Exatamente estas características ficam a cargo da agência de publicidade e que supostamente não teriam ligação com o negócio, é que vão garantir o diferencial competitivo. Toda marca forte tem uma essência emocional bem definida que gera um estado de realização elevado no consumidor. Vejam os exemplos abaixo:

Coca-cola: alegria de viver
Malboro: o dono do seu território
Harley Davidson: o espírito rebelde
Budweiser: estar sem compromisso
O Boticário: o alquimista romântico
Omo: a valorização da dona-de-casa

Para ler o restantante, acesse o link abaixo e leia o resumo completo em meu site:

RESUMO: A NATUREZA EMOCIONAL DA MARCA


Boa Leitura!

4 Loucuras da Sociedade! (Para Refletir)

A revista Isto É publicou uma excelente entrevista com Roberto Shinyashiki.Segue uma das perguntas, com sua respectiva resposta, abordando o que ele chamou de 4 Loucuras da Sociedade.

ISTO É – Muitas pessoas têm buscado sonhos que não são seus, isso é verdade?

Shinyashiki - A sociedade quer definir o que é certo. São quatro loucuras da sociedade:

A primeira:
Instituir que todos têm de ter sucesso, como se ele não tivesse significados individuais.

A segunda:
Você tem de estar feliz todos os dias.

A terceira:
Você tem que comprar tudo o que puder. O resultado é esse consumismo absurdo.

A quarta:
Você tem de fazer as coisas do jeito certo. Jeito certo não existe. Não há um caminho único para se fazer as coisas.

As metas são interessantes para o sucesso, mas não para a felicidade. Felicidade não é uma meta, mas um estado de espírito.

Tem gente que diz que não será feliz enquanto não casar, enquanto outros se dizem infelizes justamente por causa do casamento. Você pode ser feliz tomando sorvete, ficando em casa com a família ou amigos verdadeiros, levando os filhos para brincar ou indo a praia ou ao cinema.

Quando era recém-formado em São Paulo, trabalhei em um hospital de pacientes terminais.
Todos os dias morriam nove ou dez pacientes. Eu sempre procurei conversar com eles na hora da morte. A maior parte pega o médico pela camisa e diz:

"Doutor, não me deixe morrer. Eu me sacrifiquei a vida inteira, agora eu quero aproveitá-la e ser feliz".

Eu sentia uma dor enorme por não poder fazer nada. Ali eu aprendi que a felicidade
é feita de coisas pequenas.

Ninguém na hora da morte diz se arrepender por não ter aplicado o dinheiro em imóveis ou ações, ou por não ter comprado isto ou aquilo, mas sim de ter esperado muito tempo ou perdido várias oportunidades para aproveitar a vida.

Todos, na hora da morte...”dizem se arrepender de ter esperado muito tempo ou perdido várias oportunidades para aproveitar a vida.”...

....”aprendi que a felicidade é feita de coisas pequenas”....

Reflita sobre isto, e veja se existe alguma semelhança em sua vida.

Boa Sorte! SUCESSO e principalmente FELICIDADE.

by Marcelo Souza

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

SUPER TV

Com a concorrência da internet, dos celulares e smartphones multifuncionais, as fabricantes de televisores estão correndo para desenvolver a televisão perfeita. É a única alternativa caso não queiram perder mercado, já que os computadores certamente evoluirão. Segundo Marcelo Miake, gerente geral de marketing da Panasonic, o surgimento de novas funções para a televisão já é uma realidade, já que a internet modificou o entretenimento das pessoas. Pesquisa feita pela Voltage mostra que o desejo das pessoas é transformar a TV em uma central de tecnologia.

Daniel Kawano, analista de produtos da Panasonic, conta que está em desenvolvimento um aparelho que além de entender os comandos de voz de cada membro das famílias, ainda permite o reconhecimento dos movimentos das pessoas. “O telespectador poderá escolher, com o dedo no ar, os canais que quer assistir”, afirma. A Panasonic desenvolveu no Japão uma televisão que atende a campainha e abre a porta da casa. São acopladas câmeras na TV e no interfone e o morador pode abrir ou fechar a porta com o controle remoto.

Outra nova função é o acesso à internet, que funciona com a Apple TV, lançada no Brasil em 2007, e que permite a gravação de vários conteúdos. Já a Sony desenvolveu um modelo em que se pode acessar o computador ou o celular sem a utilização de fios, no sistema DLNA, similar ao Bluetooh. Segundo Claudia Franco, diretora executiva da Scheiner, distribuidora da Smart Technologies no Brasil, as telas das TVs agora já servem inclusive para deixar recados para a família e congelar imagens de filmes. As mudanças são um sinal de que a televisão ainda fará parte da vida das pessoas por muito tempo.

CONECTIVIDADE x VISIBILIDADE


A popularidade em redes de relacionamento pode mudar a vida dos usuários da web. A exposição em sites como MySpace, YouTube e Flickr pode garantir fama para os anônimos. Lauren Luke é uma delas. Após receber milhões de acessos no Youtube com as aulas em vídeo sobre aplicação de maquiagem em estrelas como Leona Lewis, Kylie Minogue e Britney Spears, ela ganhou uma coluna de beleza no jornal “Guardian” e vai projetar uma nova linha que leva seu nome para a Barry M, empresa de cosméticos.

Muitos ganham parte de suas rendas por meio das receitas dos sites. Kevin Meredith, que compartilha fotografias no Flickr, avalia que 25% da sua receita anual vem da fotografia, com quase 9 mil libras esterlinas geradas através do site. Ele tem mais de 8,7 mil seguidores e em setembro lançou seu primeiro livro, Hot Shots, publicado pela editora Rotovision. Já Paul Giffiths, que trabalhava como operador de telemarketing e tinha 10 mil amigos no MySpace, começou a divulgar camisetas para venda on-line. Hoje, com 21 anos, já lançou a marca Babycakes e passou a vender 500 mil libras esterlinas em todos os tipos de roupa.

Porém a retração econômica levou muitas pessoas a questionarem o modelo de negócio das redes sociais Donos de grifes manifestaram mal-estar por terem seus anúncios ao lado de conteúdo gerado por usuários. Segundo o instituto de pesquisa Emarketer, os gastos publicitários em redes sociais cairão de US$ 1,8 bilhão para US$ 1,3 bilhão em 2009. O crescimento dessas redes é muito acelerado, o que nos leva a indagação: Será que o volume de pessoas conectadas vai dificultar a visibilidade dos empreendedores?

Lógica de Einstein

Duas crianças estavam patinando num lago congelado da Alemanha. Era uma tarde nublada e fria, e as crianças brincavam despreocupadas.

De repente, o gelo se quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou.

A outra, vendo seu amiguinho preso e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim quebrá-lo e libertar o amigo.Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:

Como você conseguiu fazer isso?

É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis!

Nesse instante, o gênio Albert Einstein que passava pelo local, comentou:

- Eu sei como ele conseguiu.

Todos perguntaram:
- Pode nos dizer como?

"É simples - respondeu Einstein -não havia ninguém ao seu redor, para lhe dizer que não seria capaz. Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados,
capacita os escolhidos.Fazer ou não fazer algo, só depende de nossa vontade e perseverança" (Albert Einstein)

44 Presidentes dos EUA...até HOJE!

Vídeo que pode nos ajudar a refletir as profundas mudanças do mundo em todos os aspectos.
E você? Está preparado para as próximas mudanças?