quinta-feira, 4 de março de 2010

"PADIM CIÇO" MADE IN CHINA
Nas tradicionais romarias em torno de Padre Cícero, em Juazeiro, Ceará, ninguém vende mais estatuetas do que Jony Wang Kai. Detalhe: elas são importadas diretamente da China

Cícero Romão Batista, mais conhecido por Padre Cícero (1844- 1934), misto de clérigo e coronel que arrastou - e ainda arrasta - milhares de fiéis pelo Nordeste brasileiro, acaba de operar mais um milagre, quase 100 anos após sua morte. Por sua causa, um técnico em eletrônica chinês, radicado em Fortaleza, virou um próspero empresário.
Jony Wang Kai ganha a vida vendendo estatuetas do "Padinho" nas famosas romarias que reúnem todos os anos cerca de 2,5 milhões de fiéis em Juazeiro do Norte, no Ceará, berço religioso de Cícero. O curioso da história toda é que as 160 mil estatuetas vendidas por Wang Kai não são fabricadas aqui e sim na China, importadas em grandes contêineres pelo porto de Pecém, a cerca de 60 quilômetros de Fortaleza. Comparados com os simplórios bonecos comercializados pelos feirantes locais, as estatuetas do empresário chinês são o máximo em tecnologia. Graças a um dispositivo eletrônico, cada engenhoca é capaz de cantarolar o bendito da Mãe das Candeias, sem perder a afinação: "Bendito e louvado seja/ a luz que mais alumeia/ Me valha, meu padrinho Cícero/ E a mãe de Deus das Candeias."
Como poderia levar séculos para ensinar um chinês a cantarolar um bendido com sotaque cearense, Wang Kai registrou a reza durante uma romaria e levou a gravação para a China. A idéia de vender estatuetas com chip ocorreu por acaso, na época em que o comerciante chinês, hoje com 36 anos, preparava o trabalho de conclusão do curso de administração em Fortaleza, cidade onde foi morar com a família, há dez anos, depois de perambular, nessa ordem, por Rio, São Paulo e Belo Horizonte - seus pais, vindos de Taiwan, onde Wang Kai nasceu, sempre ganharam a vida vendendo pratos típicos da China. "O tema do meu curso de conclusão era justamente a romaria em torno de Padre Cícero. No fim, o tema foi vetado pelo professor, mas serviu para que eu conhecesse de perto a festa e tivesse a ideia de lançar as estatuetas", diz Wang Kai, que passou cinco meses em Juazeiro observando as romarias e fazendo pesquisas de mercado. Em uma das visitas à Colina do Horto, onde se encontra a estátua do Padre Cícero, ouviu e gravou um violeiro cantando o bendito das Candeias.
O empresário, que é citado até na biografia Padre Cícero: poder, fé e guerra (Companhia das Letras), lançada no fim do ano passado por Lira Neto, vende cada boneco por R$ 2,70, que são revendidos pelos comerciantes durante as romarias por R$ 4,20. Só nessa primeira investida Wang faturou, portanto, cerca de R$ 450 mil. Como o estoque de 160 mil estatuetas está no fim, ele já promete uma nova leva para 2010. Seu sonho agora é criar condições para que as estatuetas sejam fabricadas dentro do Ceará, com a ajuda dos artesões locais, sem perder, digamos, a "tecnologia chinesa" . Enquanto não consegue, os chineses terão muito trabalho pela frente. Wang Kai está negociando as patentes de outros santos, como Nossa Senhora de Fátima e São José. Vai colocar chip em todos eles. Bendito seja o capitalismo.

R$ 450 mil É quanto Jony Wang faturou vendendo 160 mil estatuetas de Padre Cícero

R$ 2,70 Foi o valor de venda de cada estatueta aos feirantes de Juazeiro do Norte

R$ 30 milhões De romeiros são devotos de Padre Cícero no Brasil

Fonte: ISTO É DINHEIRO, 01 DE MARÇO DE 2010.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Disneyland Brasil

Disneyland Brasil (sim, você não leu errado!)
O Brasil é a bola da vez. Estabilizou a sua economia, recebe o circo da F1, receberá a corrida da Fórmula Indy 300, conquistou os direitos de fazer a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e sediar as Olimpíadas em 2016. O mundo está com os olhos voltados para o Brasil, inclusive a Disney. O mega complexo, sonho de adultos e crianças, desembarca em terras tupiniquins em 2016, numa mega estrutura digna para um país que será o grande foco na próxima década.



Curitiba receberá um grande investimento nesta nova década. A capital do Paraná será a sede brasileira das empresas Disney, além de centro de distribuição das produções do grupo para a América Latina. Um pouco mais de um ano após a divulgação de um futuro parque Disney em Xangai, China, o lançamento oficial do projeto para a construção de um parque temático (DisneyLand Brazil) e de um centro de operações e produções audiovisuais da The Walt Disney Company deve ocorrer em Outubro de 2010 ou no máximo Janeiro de 2011, com início das construções prevista para Agosto de 2011 e duração de 5 anos. O complexo Disney contará ainda com cidades cenográficas e estúdios para produção de filmes e programação televisiva. Veja os detalhes:

THE WALT DISNEY COMPANY - DisneyLand Brazil Park, Media & Resort Project:
Em uma área de cerca de 25 km², mantida em sigilo, será construída em Curitiba a DisneyLand Brazil que também conterá em seu complexo a DisneyArea: "cidade" que sediará todos os empreendimentos de mídia do famoso grupo americano através da criação da The Walt Disney Company Brazil, braço independente da Disney Latin America. Na DisneyArea ficarão o centro de distribuição latino-americano dos canais pagos da rede como Disney Channel, HBO MAX Channels, Animal Planet e ESPN International que serão deslocadas de Miami e Buenos Aires. Será construído um centro de distribuições e produções dos canais pagos nacionais do grupo, que terão conteúdo independente das versões latinas. Alguns canais exclusivos como o Disney Channel On Demand, ABC Family, ABC News Brasil, entre outros serão lançados exclusivamente no Brasil. Há a previsão da criação de um canal do grupo Disney (provavelmente uma versão totalmente nacional do canal americano ABC) que terá toda a sua produção, programação e distribuição diretamente da StudiosTown, espécia de um "Projac da Disney". Além de televisão, a cidade de mídia da Disney concentrará o centro de produção e distribuição nacional e latino-americana dos produtos dos estúdios Walt Disney Pictures e outros do conglomerado Buena Vista Motion Pictures Group e Buena Vista Home Entertainmet, esta última que é responsável pelas versões em DVD e Blu Ray. A DisneyArea será também a sede brasileira das gravadoras pertencentes à Disney como a Walt Disney Records e a Hollywood Records, assim como a Rádio Disney Brasil. A DisneyArena e o The Walt Disney Theatre, serão locais exclusivos para eventos e grandes espetáculos musicais e teatrais. Ao lado da DisneyArea estará o maior parque temático da América Latina, o DisneyLand Brazil que será dividido em quatro parques: DisneyMagic Park, local onde ficarão os brinquedos radicais e temáticos; AcquaDisney, grande parque aquático que terá a temperatura das águas reguladas durante todo o ano; DisneyZoo, zoológico inspirado no Animal Kingdon e a Disney Village, onde ficarão o Downtown Disney Shoping Center e o DisneyBrazil Hotel & Resort. Na DisneyLand terão uma parte especial dedicada ao Zé Carioca, personagem brasileiro do mundo de Walt Disney, que será tratado como um dos símbolos do local ao lado de Mickey e sua turma. Neste futuro parque será possível seguir viagem para outros roteiros através do Disney Trip, que terá excursões para as Cataratas do Iguaçú e para a Amazônia ou ainda um cruzeiro através da linha Disney Cruise Lines South America que terá saída pelo Porto de Paranaguá, saindo de Curitiba via trem pela Serra do Mar, e percorrerá o litoral brasileiro, uruguaio e argentino, de Fortaleza à Buenos Aires, com a opção de estadia em Fortaleza, Natal, Recife, Maceió, Salvador, Porto Seguro, Vitória, Rio de Janeiro, Florianópolis, Punta Del Este e Buenos Aires através de hotéis conveniados.

POR QUE A DISNEY ESCOLHEU O BRASIL E CURITIBA?
O Brasil foi escolhido pois é o país mais influente sul-americano no mercado mundial, considerado o líder da América Latina. Curitiba foi a cidade escolhida pois no Brasil é uma das que possuem a melhor infra-estrutura que será ainda melhorada para receber a Copa do Mundo de Futebol da FIFA, em 2014. A capital paranaense é simbolo de desenvolvimento urbano no mundo e está em um local estratégico: capital mais próxima da cidade de São Paulo (408km) em local ideal para a locomoção para os países do Mercosul. Curitiba possui um Aeroporto Internacional (Afonso Pena) que será ampliado e modernizado e está localizada à 97km do Porto de Paranaguá, que ganhará um moderno terminal para receber cruzeiros nacionais e internacionais.