quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Cláudio Tomanini questiona o valor do profissional de vendas em obra da editora Gente

“Na trilha do sucesso” traz reflexões e conceitos inovadores

O mercado é cada dia mais competitivo, mais exigente e pressiona os profissionais e empresas a atingirem resultados surpreendentes e excelentes. Nesse cenário, o profissional de vendas está em foco, pois é ele que deverá atingir, atender e fidelizar a cartela de clientes, representando a filosofia e os valores de toda uma empresa. Será que o vendedor de hoje está preparado? Até que ponto as empresas têm a responsabilidade em treinar e formar profissionais altamente capacitados? “Cabe ao profissional se diferenciar, fazer mais e melhor com as ferramentas da empresa, galgar seu espaço e conquistar o mercado”, sentencia Cláudio Tomanini, professor de MBA da FGV que com a editora Gente lança a obra “Na trilha do sucesso - Vença num mercado que caminha com você, sem você ou apesar de você”. O autor desafia, questiona e incomoda o leitor, instigando-o a avaliar sua vida pessoal, profissional e seus objetivos. Fugir de fórmulas prontas é o intuito de Tomanini, que transmite técnicas de vendas e marketing, porém deixa claro que só isso não basta. Durante todo o livro, ele identifica e explica o valor humano do profissional de vendas, e consequentemente as habilidades necessárias para ser bem sucedido por si mesmo e pela empresa na qual atua. Além do amor à profissão, para se destacar em uma área, é preciso planejar, pesquisar, traçar um plano estratégico e ter uma ação bem direcionada para aquilo que se deseja alcançar. Profissionais à deriva no mercado reclamam da falta de oportunidades, enquanto empresas buscam desesperadamente por profissionais qualificados, investindo alto em head hunters, e até importando mão-de-obra de outros países. Esse paradoxo é explicado pelo autor como resultado de um comportamento acomodado e irresponsável de muitos profissionais. “Quem quer sair do lugar e construir carreira precisa estar disposto a batalhar, a aceitar desafios, e principalmente, a investir em sua própria imagem”, explica Tomanini. “As pessoas gostam de se espelhar em profissionais bem-sucedidos, mas só olham para as conquistas, esquecem de avaliar o esforço empregado para se atingir o topo”, diz o professor.Em uma linguagem simples e objetiva, com questões e exercícios em cada final de capitulo, Tomanini ajuda o leitor a descobrir seu verdadeiro potencial, sem medo de encontrar suas fraquezas. “Alguns defeitos podem se transformar em fortes diferenciais”, explica o autor, que também traz no livro conceitos de marketing pessoal e sua relevância na carreira.Com depoimentos na contracapa de Constantino Junior, presidente da Gol Linhas Aéreas; de Luiz Galeb, criador do Shop Tour; de Carlos Alberto Julio, Presidente da Tecnisa; de Licinio Motta, Professor da ESPM; e com prefácio de José Luiz Tejon, “Na Trilha do Sucesso” não é um livro de receitas ou respostas e sim de caminhos e perguntas. “A obra se tornará mais do que algo para se ler uma única vez. Tenho certeza de que ela seguirá seus leitores enquanto traçarem seus caminhos rumo ao sucesso na carreira.”, afirma Tomanini.

Sobre o autor

Cláudio Tomanini é palestrante, professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas, sócio da consultoria New Marketing e vice-presidente da Fundação Ação Criança, com mais de trinta anos de experiência nas áreas de vendas e de marketing. Atuou em empresas como Johnson & Johnson, ADP Systems, Grupo Rodobens e Grupo VR. Tomanini possui uma peculiar visão do mercado, criando novos conceitos e desenvolvendo soluções, utilizadas e adaptadas por diversas empresas e outros consultores. É coautor do livro Gestão de vendas (Ed. FGV, 2004), e foi considerado um dos Gigantes das vendas, com artigo no livro de mesmo nome (Ed.Landscape, 2006).

Dados do livro:

Título: Na trilha do sucesso - Vença num mercado que caminha com você, sem você ou apesar de você
Autor: Cláudio Tomanini
Editora: Gente
SBN: 978-85-7312-654-9
Formato: 16 x 23
Páginas: 192
Preço: 39,90
Classificação: Carreira/Gestão/Marketing
Número da edição e ano: 1ª edição / 2009

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