quinta-feira, 12 de novembro de 2009

PELO AMOR DE DEUS ME ESCUTE...

Por: Cláudio Tomanini

De alguma forma todos somos vendedores, no entanto não vendemos apenas produtos ou serviços, mas também idéias, propostas e a nossa própria imagem.
A maioria dos profissionais que realizam algum tipo de contato com consumidores acredita ser excelente, se consideram ótimos em lidar com objeções, em argumentar, em conseguir vencer barreiras impostas pelas pessoas. Para isso costumam falar bastante, serem muito comunicativos e expansivos.
No entanto, boa parte dos consumidores pensa de forma diferente, um dos problemas que tenho sentido como cliente de algumas empresas, é que querem me dar muitas informações... No entanto me escutam pouco.
O vendedor ou negociador eficiente é aquele que ouve antes de falar, que entende qual é a expectativa, desejo, necessidade ou problema e não aquele que tenta se justificar, que busca maneiras de convencer alguém a adquirir algo que na realidade não quer ou que mais tarde fatalmente irá se arrepender.
As frases feitas, argumentos batidos ou decorados apresentam-se como outro grande problema. Em geral, existem dois tipos de perdedores: aqueles que acreditam que não podem vencer, se comportam como quem não vai vencer e acabam realmente perdendo...e aqueles que acreditam ser insuperáveis, que ninguém conhece melhor seu serviço ou produto e que portanto é capaz de convencer qualquer pessoa ou ao menos a maioria delas e acaba perdendo por excesso de confiança.
Poucos são os profissionais que conseguem extrair a real expectativa dos clientes e entende-lo naquele momento em ele esta disposto a negociar.
Os “vendedores” fazem poucas perguntas e não conseguem captar a forma de traduzir estas poucas informações em algo que se identifique com o que os clientes esperam ouvir ou receber.
Cada cliente é único, cada momento de negociação é diferente, cada pessoa tem um motivo de compra e uma necessidade específica. Portanto, antes de desfiar seu arsenal de argumentos contra as pessoas...ouça...entenda...traduza...e feche negócios.

Cláudio Tomanini é palestrante, consultor e professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas, autor do “Na trilha do Sucesso” (ed. Gente)

Um comentário:

Beto disse...

Olá Cláudio antes de tudo gostaria de agradecê-lo por estar sempre compartilhando o seu conhecimento conosco. Hoje muitos aspirantes a administradores, Gestores, marketeiros e etc, acham que só o que nos é passado nas faculdades é o suficiente, não achando importante buscar informações em outras fontes. Vejo no seu Blog conteúdo de muita qualidade, que nos disperta a vontade por alcançar a excelência e progredir cada vez mais.

Estive em sua palestra aqui em Belo Horizonte que deu pelo Sebrae lá na CDL, e apesar de ter sido alvo das suas brincadeiras rsrsrsrs, posso dizer que foi de longe um dos melhores palestrantes que já vi.

Mais uma coisa e essa é muito importante:

Ao tentar entrar no seu site, retornou a seguinte mensagem pelo meu navegador (Firefox):

Site avaliado como foco de ataques!

O site www.tomanini.com.br foi considerado um foco de ataques e foi bloqueado de acordo com as suas preferências de segurança.

Então acredito que deva entrar em contato com seu Webmaster para que resolva isso, pois muitas pessoas deixam de entrar no seu site por talvez um erro qualquer de programação.

Um grande abraço Cláudio e novamente parabéns.