Por Cláudio Tomanini, autor do livro Na trilha do sucesso.
Quando o final do ano se aproxima, aumentam exponencialmente o número de promessas, novas metas e sonhos. Como se o novo ano pudesse ser capaz de tornar realidade tudo que aqueles 12 velhos meses não conseguiram concretizar. É justo e saudável aproveitar a mudança do ano para colocar em prática, rituais, crenças e simpatias, em busca de atrair novas energias para um novo tempo que se aproxima. “Entrar com o pé direito”, como dizem, para muitos é sinal de bons fluidos e realmente pode ajudar.
Porém, o que a maioria das pessoas não se dá conta é de que só o pé direito, as 7 ondinhas, as velas para Iemanjá, as rosas brancas ou a calcinha amarela, não são estratégias concretas o suficiente para que tantos sonhos e desejos se realizem. Para atingir objetivos é preciso primeiramente de um plano de ação. Esse plano deve ser traçado levando-se em conta a estratégia definida.
As pessoas confundem os desejos e a magia que envolve o final do ano com suas reais metas, possíveis de serem alcançadas desde que sejam definidos passos estratégicos. É como fazem nas empresas. O planejamento de 2010 já está traçado há muito tempo, baseado nos resultados atingidos em 2009, nos resultados da concorrência, nas inovações recém chegadas ao mercado e nas estratégias traçadas para se atingir determinados patamares.
Ou seja, o sonho deve ser convertido em uma meta real, e além de todas as simpatias, é preciso levar a sério o que se quer conquistar e partir para um planejamento tão concreto quanto um desejo.
Para os empreendedores ou profissionais que almejam grandes mudanças em seus setores de atuação em 2010, vale o mesmo conselho. Pergunte-se: onde quero chegar com o meu negócio?; Onde devo inovar?; Quanto posso investir no primeiro trimestre?. Quanto quero crescer? São justamente as perguntas que o levarão à busca de respostas reais.
Especialista em vendas e marketing conheço bem a realidade de quem realmente não pode parar para sonhar e trabalha em cima de metas e estratégias o tempo inteiro, como as equipes de vendas. Os objetivos aumentam a cada mês e a cada ano, com ou sem crise, É preciso resultar em maior faturamento para as empresas o tempo todo. Essa pressão já é normal para vendedores, mas eles se baseiam em planejamento. Atingir as metas é o resultado de um trabalho bem feito, e não de sorte ou do número de velas oferecidas a algum santo.
O jeito é pular todas as ondinhas que se tem direito, mas não esquecer que depois da festa, é preciso colocar tudo na ponta do lápis e planejar. Metas são bem diferentes de sonhos, e precisam ser tratadas como tal. Mas não esqueça, depois de elaborar com bastante afinco o seu planejamento, não custa nada por um trevo de quatro folhas na carteira e usar um chaveiro de pé de coelho.
Bom trabalho e boa sorte!
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
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